Vacinas da meningite B para todos e HPV para rapazes, a partir 10/2020.
A vacina da meningite B para todas as crianças e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão integrar o Programa Nacional de Vacinação (PNV) a partir de outubro do próximo ano, 2020.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, dia 27 de dezembro de 2019, pelo Secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de impressa, que decorreu na Direção-Geral da Saúde.
Programa Nacional de Vacinação atualizado em 2020
A vacina contra o rotavírus, principal causador de gastroenterites em crianças, também vai passar a integrar o PNV, mas será aplicada apenas para grupos de risco a definir posteriormente.
No caso da meningite B, a vacina vai ser introduzida para todas as crianças em outubro de 2020. Até agora era administrada apenas a grupos de risco. Vai ser aplicada em três doses: dois, quatro e 12 meses.
Todas as crianças nascidas em 2019 poderão ser vacinadas de forma gratuita, já que serão «repescadas», podendo o esquema vacinal ser iniciado quando a vacina passar a fazer parte do PNV ou completado, caso a criança já tenha iniciado a imunização.
Graça Freitas explicou que crianças até aos dois anos podem fazer as três doses e crianças entre os dois e os cinco anos deverão fazer duas doses.
A vacina contra o HPV será dada em duas doses, com um intervalo de seis meses como acontece com as raparigas. A Diretora-Geral da Saúde explicou que embora a vacina com quatro genótipos do vírus seja suficiente para imunizar os rapazes, tentarão que a vacina seja a mesma que é actualmente administrada às raparigas e que tem nove genótipos.